filme, film, película, film

Não importa o quão sensacionais sejam as novidades tecnológicas produtoras de imagem (make no mistake, I do love them!), nada se compara à sensação de felicidade de olhar um filme revelado e concluir que não pisamos na bola! A fotografia digital nos dá o conforto da possibilidade de checar ainda durante o trabalho se tudo está indo a contento (embora eu goste de lembrar aos neófitos de que uma coisa é aquele vizorzinho atrás da câmera, outra coisa é a imagem aberta na tela de um Apple Cinema Display em 100%; muitas vezes o que parece bem fotometrado e focado no primeiro é, na verdade, uma foto muito ruim), mas a gente meio que fica preguiçoso, faz mais fotos do que deveria, clica 10 vezes pensando em acertar uma. Com filme é diferente, há mais pensamento antes do clique e há a deliciosa expectativa do reencontro com a imagem que está somente na nossa mente. Nunca vou esquecer da primeira vez que estive em um laboratório (prefiro quarto escuro, mais exato como no inglês darkroom), nem lembro qual era a imagem, mas lembro do deslumbramento de vê-la surgindo alguns segundos depois do papel mergulhar no revelador. Devo ter tido uma expressão de uma criança de 7 anos que vê um truque de mágica pela primeira vez. Durante anos eu quis aprender tudo sobre revelação e ampliação, mas nunca tive a paciência necessária para ser boa nisso (revelei muitos filmes e ampliei  muitas fotos, mas foi sempre somente um trabalho decente, nada acima da média). Hoje, as fotos são tratadas no Lightroom, um programinha que serve pra gente fazer no computador o que antes era feito no darkroom. Continuo não tendo paciência pra isso, quem cuida do processamento das nossas fotos é o Gui. A revelação dos meus filmes preto-e-brancos também é ele quem faz. Olha aí eles que lindos, penduradinhos no nosso laboratório. É tão gostoso descobrir as fotos que fiz dias depois de ter apertado o botão!

CRW_9897

Esse é o filme que eu mais uso, meu amado e popular Tri-X. Quando eu viajei para a Bolívia e o Peru, eu fotografei em preto-e-branco a maior parte do tempo. Levei uma câmera bastante antiga e usada, a quase inquebrável Nikon FM2 com apenas uma lente 35mm. Era engraçado como muita gente perguntava se eu era fotógrava. Para os muitos amadores cheios de equipamentos novos que conheci pelo caminho, só uma profissional poderia decidir viajar com apenas uma lente e uma câmera de filme.

9 ideias sobre “filme, film, película, film

  1. Rosangela

    Essas tirinhas me lembram a minha infãncia quando teu avô se fechava na nossa cozinha (laboratório improvisado), onde eu era terminantemente proibida de entrar. Mas depois eu me maravilhava com as “mágicas” que ele havia feito.
    Realmente o DNA é infalível, embora tenha pulado uma geração.
    Bjo

    Resposta
  2. Carla

    Eu não fiz nada, na minha vida, mais mágico que revelar/ampliar fotos. Estava falando sobre isso hoje, com uma amiga mais jovem (que mal conheceu as bobinas de filme).

    Adoro seu blog, embora seja uma visitante silenciosa. Parabéns pelo trabalho.

    Resposta
    1. Daniela Picoral Autor do post

      Carla, obrigada pela visita e pelo comentário que quebrou seu silêncio. Volte sempre!

      Resposta
  3. nana

    poxa, lendo o seu post… e vendo as suas fotos… e vendo a felicidade dos casais… fiquei, confesso, com vontade de virar fotógrafa… fazer isso para o resto da vida… deve ser uma sensação incrível poder guardar os momentos que importaram tanto para os outros, e, às vezes, muito para você mesma.
    Parabéns!🙂

    Ps.: eu vi o seu blog no da Brenda Nepomuceno… conheci o dela de forma meio inusitada e resolvi confiar no gosto dela e vim visitar o seu… tenho que dizer que me apaixonei pelo que você fala!😀

    Resposta
  4. Bárbara

    Olá! Que post mais lindo esse dos filmes! Também AMO fotografar com filme preto e branco! Embora com meuus meros 18 anos, sou apaixonada por fotografia! E seu blog está ótimo! Nunca fotografei com a FM2. Apenas a FM10, mas imagino que a sensação é demais, não!? bijos! Parabéns!

    Resposta

Deixe uma resposta

