compartilhar conhecimento

Não foi fácil subir naquele palco. A palestra estava marcada para às 15h mas desde 13h eu não conseguia parar quieta. Foram meses de preparação: pensar sobre o tema, montar a estrutura, procurar as imagens, ensaiar, refazer. Eu estava segura que não ia esquecer sobre o que eu ia falar — eu penso, estudo e produzo retratos há anos! — mas é impossível não se abalar um pouquinho com uma plateia de 500 pessoas. Na hora em que eu estava sendo apresentada, meu coração disparou e eu passei todos os minutos em que o vídeo de abertura estava sendo apresentado respirando fundo.

Comecei meio atrapalhada, esqueci de uma coisinha ou outra e depois a coisa engrenou. E foi muito bom! Pra quem sempre aprendeu com os colegas — em especial com a equipe que me acolheu com paciência e carinho na Exame, Sergio Berezovski, Kiko Ferrite e Raul Jr. — é sempre um prazer ter a oportunidade de compartilhar o que aprendi nesses anos fotografando casamentos. O duro foi ter que lidar com as plaquinhas do tempo avisando que eu estava falando mais do que devia (lembrei das aulas de rádio na faculdade de jornalismo): faltam 15, faltam 10, tempo encerrado! Como assim, ainda tenho coisa para contar!!!

No fim foi exatamente como um casamento: muitos meses de preparação para o momento passar  muito depressa. Mas do mesmo jeito que o casamento faz seus protagonistas felizes, essa experiência me enriqueceu e me deixou com vontade de mais. Vontade de falar das coisas que ficaram de fora, de incluir mais detalhes, de mostrar na prática como eu faço e também de ouvir as dúvidas e experiências de quem está ali assistindo. O formato palestra tem essa coisa um pouco fria de só um falar… Também tenho vontade de ouvir um pouco mais. Quem sabe agora estou pronta para pensar em um workshop?

O melhor de tudo mesmo foi ter saído com a vontade renovada. Desci do palco sentindo o quanto eu amo fotografar casais apaixonados. É um trabalho duro, cansativo, sem fim de semana, perdendo as festas dos amigos, cultivando dores nas costas — em penso em desistir pelo menos uma vez por mês — mas é bom demais. Entregar imagens que emocionam e que serão guardadas com carinho por uma vida inteira é a melhor sensação do mundo!

Tive o apóio do Gui o tempo inteiro. Ele me ajudou a preparar o slideshow, a escolher as fotos, a organizar a apresentação e ficou sentado lá na frente, mais nervoso do que eu. O meu querido amigo Fernando Ricci também estava lá e, junto com o Gui, fez algumas imagens pra eu não esquecer como foi.

(e essa mão esquerda? será que eu faço assim sempre?)

Esse é o slideshow que abriu os trabalhos:

 

15 ideias sobre “compartilhar conhecimento

  1. Ivy Farias

    Acompanho o seu trabalho há um tempo (minha irmã se casou em 2008 e eu, para ajudar, passei a fuçar tudo sobre este universo casamentício) e conhecia a maioria das fotos e me surpreendi- positivamente- com as “novas”. Parabéns, Daniela: fico muito feliz de ver que seu trabalho exposto desta maneira. Um beijo, Ivy

    Resposta
    1. Daniela Picoral Autor do post

      Obrigada, Ivy! Saber que tem gente que acompanha meu trabalho há tanto tempo me deixa muito feliz!

      Resposta
  2. Patricia Bretas

    Daniela,

    Sei um pouco sobre você pois sou amiga da Priscilla e ela sempre me fala de seu trabalho. Mas, ele é muito mais espetacular que eu poderia imaginar. O slide show está ABSOLUTELY FANTASTIC! Parabéns!
    Quanto a palestras é assim mesmo: antes dá um friozinho na barriga, mas é só começar que você é transportada/transformada para o seu mundo de competência e prazer… e quando nos damos conta tem um “chato” com a tabuleta do tempo esgotado.
    Esta é a primeira vez que “falo” com você e desejo que você esteja sempre tão inspirada e seja sempre sensível como você demonstrou ser pelo slide show que acabei de ver.
    Lindo, lindo, lindo o seu trabalho.
    Patricia Bretas

    Resposta
    1. Daniela Picoral Autor do post

      Oi, Patrícia, muito obrigada! O slideshow tem a mão do Gui também, ele que me ajudou a editá-lo e tem algumas fotos dele lá no meio (afinal a gente sempre trabalha juntos!).

      Resposta
  3. Leticia Amorim

    Dani, parabéns!
    Foi uma delícia ver no slide show a foto de vários casais queridos – a Ju e o Cris, a Fla e o Dê, a Yoon e o Rê, a Bia e o Lourival (não fui ao casamento mas os conheço há bastante tempo) – e, mais do que isso, ver o amor materializado em imagens.
    Além de uma linda e emocionante lembrança para os noivos, suas fotos enchem o mundo de esperança, esperança de que o amor ainda existe e que o mundo é bem melhor com ele.
    Não desiste antes de ser o meu, combinado?
    Beijos!
    Lelê

    Resposta
  4. renata

    Olho para meu album enquanto escrevo. Ele provoca um estranho efeito nas pessoas, ou elas ficam verde (de inveja) ou o queixo cai e a baba escorre. Que felicidade depois de 3 anos ainda estar convicta da descolha. Beijos

    Resposta
  5. wicca

    eeeee!!! pena que eu cheguei super atrasada.😦
    mas, enfins… agora que está pronta pra um workshop podemos ter altas conversas🙂 finalmente!
    beijo!

    Resposta
  6. Yoon

    Dani, que slideshow lindo. E quantos depoimentos maravilhosos. Sou muitíssimo suspeita em dizer, mas vc é um MÁXIMO (sou baba ovo mesmo…rs)!
    Parabéns! bj

    Resposta
  7. Maure Pessanha

    Dani querida,
    Parabéns pela palestra, slideshow e por todo o trabalho. Tudo o que você toca fica LINDO, PROFUNDO e faz agente se EMOCIONAR.
    Muito sucesso para você e Gui. Que vocês continuem eternizando os casamentos por ai e deixando os noivos tão felizes quanto eu e o Di com o seu trabalho.
    Beijos, Maure

    Resposta
  8. Mariana Cotrim

    Dani!
    Quero assistir sua palestra!
    Parabéns, querida, pelo seu trabalho repleto de sensibilidade!!! As fotos são sempre lindas e várias vezes me pego com lágrimas nos olhos vendo casamentos de pessoas que nem conheço.
    Beijos e saudades,
    Mari

    Resposta

Deixe uma resposta

