um bebê muda tudo

Daqui uma semana Felipe completa 4 meses. Nada, absolutamente nada, poderia ter me preparado para a maravilhosa loucura que é tornar-se mãe. Foram dias intensos em tudo — no cansaço, na alegria, no pânico, no aprendizado. Todo dia é meio igual ao anterior — a rotina do bebê é sempre a mesma — e incrivelmente diferente ao mesmo tempo, porque todo dia tem uma novidade, algo que aquela coisinha fofa acabou de aprendeu a fazer (e como ele tem o que aprender, tadinho, as únicas coisas que ele sabe fazer ao nascer são sugar e chorar!).

No meio dessa intensidade toda, minhas ideias de posts foram ficando só no pensamento mesmo. Eu queria escrever antes dele nascer, depois queria escrever quando ele nasceu, queria desejar feliz ano ano, queria escrever um post sobre o ano que passou, queria postar os últimos casamentos dos quais não participei mas o Gui e a Ju mandaram muito bem… e por aí vai. Cada nova ideia fazia eu abandonar a ideia anterior, o tempo foi passando, eu sempre ocupada amamentando, trocando fralda, tentando aliviar cólicas, dando banho, acalentando ou simplesmente tentando tirar um cochilo. Quando o cansaço é extremo, falta energia para escrever o que se pensa…

E eis que estou de volta, mas não sei bem ainda como. Um bebê muda tudo, tudo mesmo. E eu não falo aqui dessa coisa intensa mas banal de cuidar do dia a dia do bebê (e o meu não costuma dormir mais do que 40 minutos seguidos durante o dia), mas de algo mais profundo, uma mudança na nossa relação com o tempo e com a vida. A gente sente o tempo passar de forma mais palpável e se dá conta de que é isso mesmo, a vida é esse momento que eu vivo agora e cada escolha é preciosa na construção da nossa felicidade. Não há tempo a perder, não posso mais procrastinar minhas tarefas, não posso mais só sonhar e não realizar. O tempo que passou não volta mais. Meu filhote só vai viver seu primeiro ano uma vez.

Então não sei ao certo como vai ser o ritmo por aqui porque não sei como vai ser o ritmo da nossa vida este ano. Algumas decisões já foram tomadas. A mais importante é que não voltarei a trabalhar em ritmo normal agora que ele tem quatro meses pois ele continuará mamando até os seis. Muita coisa em posso fazer em casa, quando eu precisar ir para estúdio, ele vai junto. Reuniões à noite só com o Gui (que aliás tem feito um ótimo trabalho de atender nossos clientes nesses meses todos). Eu nunca quis ter babá e continuo não tendo coragem de dar meu filhote no colo de alguém que não seja da família. Trabalhar assim não vai ser fácil mas o lado bom é que a gente aprende a se concentrar e aproveitar melhor o tempo disponível.

O que muda na minha fotografia? Pouca coisa a não ser a vontade ainda maior de fazer melhor, de fotografar só gente legal em festas lindas cheia de cor e amor. Menos datas disponíveis (antes fotografávamos no máximo 30 casamentos por ano, este ano creio que serão 20) e preferência por casamentos diurnos. Sim, amo fotografar casamentos ao ar livre, com a linda luz do dia, por que não explicitar essa preferência? Nosso trabalho tem uma dedicação emocional tão grande que cada um tem que valer a pena.

Outros projetos vão sendo gerados na minha cabecinha incessante (mesmo exausta já tive insônia!): voltar a me dedicar aos estudos em fotografia (curadoria é uma nova área que quero explorar), reeditar meu próprio trabalho, fotografar minhas noivas agora com seus filhotes (vocês devem começar a ver muitos bebês por aqui), não deixar para depois o álbum de fotos do Felipe (quero que o álbum cresça junto com ele), fotografar mais e passar menos tempo na frente do computador (será possível?). Se um bebê muda tudo, que seja para melhor!

Felipe com um dia de vida.
 
Aos três meses.
 
Já sabe olhar para a câmera.
 
—–

Contei a história do nascimento do Felipe no novo site da Fernanda Floret, o delicado Vestida de Mãe. Texto meu com fotos do Gui.

O primeiro resultado real desse novo foco quando se tem pouco tempo para realizar foi a atualização do site. Ficou faltando apenas a parte de álbuns porque as fotos estão todas no estúdio. Novidades devem vir por aí, também no site, mas dependem de um programador, então vai demorar um pouquinho.

20 ideias sobre “um bebê muda tudo

  1. Yoon

    No mundo em que a maioria das mães são reféns de babás (não estou julgando, please, antes que atirem pedras), me animo de ver que vc está se virando super bem com o Felipe. Ele é MEGA SUPER HIPER fofo. Lindo mesmo. E enooooooooorme. Ainda que esporádico, é mto bom ler seus textos. Parabéns pelo lindo filhote.

    Resposta
    1. Daniela Picoral Autor do post

      Outra noivinha querida! Obrigada! Não é nada fácil, mas a gente vai dando um jeito e vai aprendendo.Vale a pena! Tenho muita compaixão por quem não tem alternativa e tem que voltar a trabalhar full time quando acaba a licença e precisa deixar o bebê com babá ou em berçario. Estamos aproveitando o lado bom de ter o próprio negócio.

      Resposta
  2. Júlia

    Aaaaah, Dani, que lindo o Felipe é!
    Tenho certeza de vocês encontrarão um novo modelo de trabalhar para incluir as novas responsabilidades e delícia de ter um pequeno em casa.
    bj

    Resposta
    1. Daniela Picoral Autor do post

      Noivinha querida! Fico tão feliz que você ainda me lê! Ele é lindão mesmo, né? E vocês, já estão pensando em um baby?

      Resposta
      1. Júlia

        Mesmo não estando mais na fase noiva, continuo apaixonada por suas fotos!
        Para este ano não temos planos de baby, mas quando eu tiver, certamente precisarei de dica das amigas-mães!
        bj

        Resposta
  3. Lígia Contursi

    Oi Dani!
    Achei ele a sua cara!! Esse olhinho é igual ao seu! Que máximo!!
    Vou pedir para minhas irmãs e minha mãe entrar aqui para conhece-lo.. Parabéns por viver intensamente este momento.
    Beijos,
    Da sua noiva,
    Lígia Contursi

    Resposta
    1. Daniela Picoral Autor do post

      Só as noivinhas queridas aparecendo aqui, adoro!
      Adorei que você achou ele parecido comigo!
      E vamos fazer seu álbum?

      Resposta
  4. Lígia

    Ai….meu album….
    Eu vou escrever um post: “Um casamento muda tudo”
    Ahahahaha
    Preciso me dedicar a isso, prometo que irei !!
    Bjs

    Resposta
  5. rorubini

    lindo lindo! isso só me inspira a ser mãe o quanto antes! um filho muda tudo e com certeza é para melhor! 🙂
    as fotos são lindas Dani…e como o Felipe é lindo!!
    estava sentindo falta dos seus textos por aqui…e da sua sensibilidade fora do comum! ♥
    bjinhos

    Resposta
    1. Daniela Picoral Autor do post

      Querida! Coisa mais fofa que vai ser um bebê de vocês dois! Mas deixa pra fazer depois que a gente fizer seu álbum?
      hahaha
      bjo

      Resposta
  6. Larissa

    Que bom ler seu texto!
    Já tinha lido o relato no vestidademãe mas ainda sentia falta de você por aqui!
    Não fui sui noiva mas adoraria ter sido, quem sabe fotos de meus futuros filhos…
    Beijos!

    Resposta
    1. Daniela Picoral Autor do post

      Larissa, que especial saber que tenho leitoras que me acompanham assim! Obrigada! Vou torcer pra você continuar me lendo até ter um “pãozinho no forno”!

      Resposta
  7. Tatiana Fuchs

    Dani,
    Que coisa mais linda!!! Fiquei super emocionada com o texto. O Felipe é lindo e você mas ainda! Fico muito feliz por vocês e que esse anjinho lindo tenha sempre muita saúde e muito muito amor!! A ansiedade já esta tomando conta de mim a espera do meu casamento… E agora depois de encher os olhos de lagrimas ao ler essas palavras encantadoras me deu má vontade enorme de gerar uma vida dentro de mim (e com você me fotografando, claro!!). Beijo e muito amor em sua vida, Dani!
    Tati Fuchs

    Resposta
  8. Juliana

    Parabéns! curta querida,bastante esse momento de sua vida, porque ele é realmente único! (entende?). Estava sentindo falta de novidades, mas agora entendo perfeitamente…e como fiquei feliz e emocionada! Toda sorte, toda saúde e toda felicidade do mundo para vocês!!!
    PS: Sou apenas uma admiradora da vida e de momentos felizes, assim encontrei seu blog (belíssimo) e me tornei fã! Beijosss…

    Resposta
  9. Daniele

    Oi Dani,

    Tudo bem?!

    Fazia um tempo que eu não passava por aqui para namorar o blog e adorei o texto que encontrei. Lindas palavras e que fazem pensar… Às vezes é difícil quebrar a rotina e seguir nossos sonhos, dedicar tempo às coisas que realmente importam…
    É muito bom quando algo acontece e muda tudo, especialmente quando esse algo é assim, fofo como o Felipe! 🙂 Parabéns pelo pequeno e muitas felicidades para vocês!

    Bjos,
    Dani
    (noivinha do dia 02/06/12)

    P.S. Estou na maior ansiedade com o dia se aproximando… 😉

    Resposta
  10. PatPat

    parabéns, Dani! sempre que passo pelo Itaim penso em vc.
    sucesso com o Felipe e curta muito a maternidade (com suas dores e delícias). muitas felicidades e bênçãos sempre

    Resposta

Deixe um comentário

