ensinar e aprender

Este ano completo 20 anos trabalhando. Comecei cedo, logo que voltei de um ano de intercâmbio no Canadá. Queria ser independente depois desse tempo longe da família. E queria ser fotógrafa. Então fui dar aulas de inglês — a única coisa que sabia fazer — e estudar para o vestibular em jornalismo. Continuei morando na casa de minha mãe até vir para São Paulo, um ano após me formar, e fui professora de inglês até meu penúltimo ano de faculdade, quando comecei um estágio como fotógrafa do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre.

Por que conto essa história? Porque de tempos em tempos em penso sobre onde estou e sobre o que quero fazer e me dei conta esta semana em como a nossa trajetória é sempre importante na construção de nossa história, não importa se a gente resolva mudar de rumo no meio do caminho. Eu soube que queria ser fotógrafa aos 15 anos mas nunca imaginei que meus tempos de professora também eram parte de minha vocação. Esta semana, após me apresentar no estande da Canon pela segunda vez (na PhotoImage Brasil), vibrando com a repercussão positiva, lembrei de todas as vezes em que compartilhei um pouco do que aprendi nesses anos de estrada.

Começou ainda em Porto Alegre, em um curso básico de fotografia que dei no Museu de Comunicação. Nem lembro mais quem me convidou para o tal curso. Aqui em São Paulo — além de todas as conversas informais com colegas, quando sempre trocamos ideias e experiências — foi por causa de um curso sobre retratos que conheci o Gui (ele era professor na mesma escola…bingo!). Teve grupo de estudos em casa, outro no estúdio. Ano passado, pela primeira vez, falei para um grupo grande de pessoas na Fotografar e perdi o medo de grandes públicos. Vibrei cada vez que alguém me disse que aprendeu algo novo ou que teve uma boa ideia por causa de algo que eu disse. Então surgiu o convite da Canon e eu não podia ter ficado mais feliz.

Mas fiquei! Este ano a apresentação na PhotoImage foi muito legal! Eram 45 minutos para a apresentação e outros 35 para uma demonstração. Preciso confessar que estava ligeiramente em pânico com esse lance da demonstração. Eu precisava fotografar um casal de noivos que não eram um casal, eram modelos; usar uma câmera que não é a minha, para que as fotos fossem mostradas nas telas no exato momento do clique; lidar com uma luz que não é exatamente a melhor do mundo…

E não é que deu tudo certo? Foi muito bacana conseguir demostrar algumas técnicas e truques e ver que fotos decentes resultaram desse momento. Mas sabe o que foi melhor que tudo? Foi perceber que muitas pessoas na plateia sorriam durante a presentação e ter conversado com um bocado de gente que veio me dizer que aprendeu coisas novas naquela noite.

Toda vez que alguém diz que aprendeu algo novo comigo, me sinto realizada. É a mesma felicidade que sinto quando minhas noivas se emocionam com as fotos. É sensacional poder juntar as duas coisas. Muito obrigada a todos que estiveram me ouvindo, aos que me acompanham pelo blog, e, principalmente, todos que vieram me dizer que se sentiram inspirados pela apresentação. Todos sempre temos o que aprender e sentir o entusiasmo de novos fotógrafos me dá mais vontade de aprender.

A foto acima é de Guilherme Maranhão, minha metade na vida, no trabalho e na arte.

3 ideias sobre “ensinar e aprender

  1. Maria Letícia B. Amorim

    Dani, fiquei emocionada de ler este texto. Também adoro aprender e ensinar, sinto essa mesma satisfação que você quando vejo que eu consegui ensinar alguma coisa a alguém – ainda que não seja tão legal quanto fotografia!
    Parabéns pelos 20 anos de carreira, pelas fotos LINDAS que você faz, pela capacidade de ensinar e pela sensibilidade com que encanta as pessoas.
    Beijos carinhosos, Lelê

    Resposta

Deixe uma resposta

